Category Archives: Diálogos

pranayama

Yoga nas empresas

O Yoga é uma prática de mais de cinco mil anos, com origem na Índia. Sua base consiste em técnicas corporais, respiratórias, relaxamento e meditação. Seus benefícios são reconhecidos como de grande importância para a melhoria das condições de saúde física e mental.

O Yoga também colabora na capacidade humana de relacionar-se consigo mesmo, com os outros e com o meio ambiente, aumentando capacidade de concentração, criatividade e iniciativa.

As práticas de yoga nas empresas ocorrerá regularmente e será dirigida aos funcionários. Estarão focadas na melhoria da qualidade de vida e será desenvolvida através da condução da prática.

Continue reading

jardim_castelo_ocupao

Projeto regulariza ocupação no Jardim Castelo

No dia 02 de agosto de 2009, às 10h, a prefeitura de Viamão realizou no Castelinho um ato de anúncio de implantação do projeto de regularização da ocupação do Jardim Castelo. Representantes do Instituto Caminho do Meio e NASCEM participaram do ato público que contou com a presença do prefeito Alex Boscaini, da Diretora de habitação Karla Machado e demais apoiadores da comunidade, como o Centro Budista. Também estiveram presentes moradores do local, lideranças atuais e do início da ocupação, vereadores, secretários municipais e deputados.

A implantação da regularização prevê etapas de trabalho social de conscientização do projeto, formação de lideranças, cadastramento das famílias que serão beneficiadas, realização de obras de infra-estrutura, como tratamento dos esgotos, rede de energia elétrica e hidráulica e construção de casas novas. A previsão para a conclusão dos trabalhos é de 9 meses a um ano.

Continue reading

inner-kids

Fundação InnerKids ensina meditação para crianças e adolescentes

“Attention, Balance & Compassion… The new ABC’s” (Atenção, Equilíbrio, Compaixão… O novo ABC). Eis o lema da Fundação InnerKids, organização não lucrativa situada em Los Angeles (California, EUA), dedicada a ensinar meditação em escolas e comunidades e a promover pesquisas, em parceria com a universidade da Califórnia (UCLA), sobre os efeitos da meditação em relação ao ânimo e a atenção das crianças.

Continue reading

edcgaia01

Dimensão econômica da sustentabilidade é tema do curso Educação Gaia

A 1ª edição do curso Educação Gaia – Design em Sustentabilidade no sul do Brasil está acontecendo desde abril de 2009 nas cidades de Porto Alegre e Viamão, contando com a parceria do Gaia Education com: a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, através da Pró Reitoria de Extensão da UFRGS, o Museu da UFRGS e da Linha de Pesquisa em Edificações e Comunidades Sustentáveis do Núcleo Orientado para a Inovação da Edificação (NORIE); o Instituto Caminho do Meio e o Núcleo Amigos da Terra Brasil (NAT).

São 4 semanas de capacitação em design de sustentabilidade, ministradas por educadores de renome internacional e nacional como May East, Jonathan Dawson, Marcus Arruda, Dominic Barter, Lama Padma Samten, Prof. Miguel Sattler, Lucia Helena Paz, Ailton Krenak e muitos outros.

Continue reading

dalai_lama_200x200

S.S. o Dalai Lama se encontra com educadores, cientistas e budistas para o Mind and Life XIX

Como o nosso sistema educacional pode evoluir para superar os desafios do século 21? Como podemos nos educar para sermos cidadãos compassivos, competentes, éticos e engajados em um mundo cada vez mais complexo e interconectado?

Eis o tema do décimo nono encontro do Instituto Mind and Life, organização não-lucrativa dedicada a estudar a mente e o bem-estar humano pela interface entre as ciências e o budismo.

Continue reading

dialogos_saude_carmem_simon2

Diálogos sobre Saúde no 108 Horas de Paz (com áudio e vídeo!)

O encontro Diálogos sobre Saúde, continuação da série de eventos de interlocução iniciados em 2006 no Instituto Caminho do Meio, ocorreu entre os dias 02 e 04 de janeiro, como parte da programação do 108 Horas de Paz. Reflexões sobre saúde, propostas de ações em saúde coletiva e experiências de práticas integradas, foram os eixos temáticos do encontro.

Continue reading

Alan Wallace construirá “observatório da mente”

Klaus Hebben, empresário alemão e praticante budista, vai construir um enorme centro de educação e esportes na ilha de Phuket (Tailândia) – Phuket International Academy – e vai ceder um espaço para um centro de retiros que será dirigido por Alan WallacePhuket Mind Training Academy. O centro abrirá em 2010, possuirá quartos e banheiros individuais para 40 pessoas, e será usado para retiros de 80 dias, acompanhados por cientistas que conduzirão exames neurológicos e psicológicos conduzidos em um laboratório local.

Alan Wallace está chamando o projeto de “observatório da mente“. Segundo ele, a ciência desenvolveu ótimos métodos para investigar fenômenos cerebrais e comportamentais, mas ainda não há nenhuma aplicação do método científico aos processos mentais e emocionais. Wallace afirma que o instrumento para isso é a própria mente e que ela deve ser refinada e ajustada, assim como um microscópio para analisar células ou um telescópio para descobrir estrelas. Surgiriam, portanto, cientistas contemplativos, uma união do método científico e dos ensinamentos budistas sobre a mente:

“To help train such contemplative scientists who are expert in Buddhist theory and practice and are willing and able to collaborate with modern scientists, it is important to establish contemplative research centers, where intensive training is offered that integrates Buddhist theory and meditative practice. In the spring of 2010, such a center, called the Phuket Mind Training Academy (one of three facilities in the Phuket International Academy), will begin operating on the island of Phuket, off the west coast of Thailand. This will be a forty-room retreat center where a series of eighty-day intensive retreats will be offered each year. These will cover basic training in three phases: (1) the cultivation of renunciation, the four immeasurables, and śamatha, (2) the cultivation of the bodhicitta, namely, the altruistic motivation to achieve perfect enlightenment for the sake of all sentient beings, and mind training (blo-sbyong) (3) practices of vipaśyanā, specifically the four applications of mindfulness (dran pa nyer gzhag bzhi) according to both the Śrāvakayāna and Mahāyāna traditions of Buddhism. The central aim of this series of trainings is for students to achieve the Mahāyāna Path of Accumulation (tshogs lam), thereby setting out on the Bodhisattva path to enlightenment. On that basis, more advanced training will be offered in Vajrayāna theory and practice, including Mahāmudrā and Dzogchen.

Obviously, eighty days is generally too short a period to master any of the above practices, we who are developing this retreat center are in correspondence with individuals and groups around the world who are establishing long-term retreat centers where people who already know how to meditate can continue in full-time, singlepointed practice for months or years on end for only the cost of their food and utilities. So people may come to the retreat center in Phuket for intensive, eighty-day trainings, then move to one of these “satellite centers” for as long as necessary to master the practices they are following. Eventually, we hope that the Phuket International Academy will also be able to provide accommodation and guidance for contemplatives to continue their training for months and years on end.

This center will also have a scientific laboratory where scientists will conduct research on the psychological and physiological changes that take place as a result of such intensive, sustained, meditative practice. Scientists will also be welcome to participate in the meditation courses, just as Buddhists will be encouraged to learn as much as they wish about scientific theories and practices. In this way we hope to train a new generation of “contemplative scientists” who are well versed in both science and Buddhism. Such individuals may take a seminal role in bringing about a renaissance in Buddhism and a revolution in the mind sciences.”

Alan Wallace vem ao Brasil em 2009. Em suas palestras, saberemos mais detalhes sobre o projeto.

Saiba mais:
Alan Wallace fala sobre o projeto (vídeo)
Ilustrações do centro (imagem)
Santa Barbara Institute for Consciousness Studies

Sobre o livro Dimensões Escondidas

Em Dimensões Escondidas, Alan Wallace oferece uma grande contribuição para diminuir a distância entre a ciência e a espiritualidade, ao introduzir uma teoria natural da consciência humana e propor a criação de um telescópio para examinar o espaço da mente.
Pioneiro em pesquisas de neurociência da meditação, Wallace oferece um método prático e revolucionário para se explorar a mente, que combina os insights mais perspicazes de físicos e filósofos contemporâneos com as consagradas tradições contemplativas do budismo.

Compre agora na Loja CEBB Virtual..

meditation001

Medicina se rende à prática da meditação

Fonte: Agência Estado

Em fevereiro, a agência do governo dos Estados Unidos responsável pelas pesquisas médicas (NIH, na sigla em inglês) reconheceu formalmente a meditação como uma prática terapêutica que pode ser associada à medicina convencional. Em maio, o Ministério da Saúde brasileiro baixou uma portaria em que incentiva postos de saúde e hospitais públicos a oferecer a meditação em todo o País.

Essas recentes ações governamentais são sinais da tendência de encarar a meditação não simplesmente como uma prática de bem-estar, que faz bem apenas à mente e ao espírito. Parar por alguns minutos diariamente para se concentrar e se desligar do turbilhão de pensamentos que constantemente ocupa a cabeça também ajuda a manter a saúde física.

Continue lendo…

.

call_for_action

Inscrições abertas para o Call for Action SP

Fonte: Global Forum América Latina

Nos dias 20 e 21 de novembro de 2008, acontece o Global Forum America Latina, um encontro de inovação criativa para estimular a cooperação entre universidades, empresas, poder público e sociedade, em prol da construção de um mundo sustentável. Serão dois dias de trabalho, onde cerca de quinhentas pessoas poderão compartilhar e construir propostas e soluções inovadoras que promovam transformações culturais, econômicas e socioambientais.

O prof. Ronald E. Fry,PhD, coordenará este encontro a partir da Investigação Apreciativa, metodologia de conversação inovadora desenvolvida por ele e pelo prof. David Cooperrider,PhD na Case Western Reserve University (Cleveland, Ohio).

Neste encontro, os sistemas de ensino superior, especialmente as escolas de administração de empresas e cursos correlatos, serão inspiradas a incorporar essas reflexões em seus cursos, de modo a contribuir com o fortalecimento das relações entre o mundo acadêmico e empresarial a partir da construção de um repertório comum de educação e sustentabilidade.

O evento, patrocinado pelo SESI, é uma realização da FGV, Instituto Ethos e UNINDOS.

Saiba mais e inscreva-se!

 

.

Encontro Cultura da Paz na sede da ONU, em Nova Iorque

Fonte: Rádio ONU.

A Assembléia Geral das Nações Unidas abriu, nesta quarta-feira, na sede da ONU, em Nova York, o encontro Cultura da Paz que reúne representantes de mais de 70 países para discutir medidas de combate a desafios globais, como a fome e a pobreza.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, discursou durante a abertura do encontro, e destacou que para assegurar uma paz duradoura é necessário que pessoas, grupos e nações respeitem e compreendam uns aos outros.

Continue lendo…

.