Category Archives: Sociedade

pranayama

Yoga nas empresas

O Yoga é uma prática de mais de cinco mil anos, com origem na Índia. Sua base consiste em técnicas corporais, respiratórias, relaxamento e meditação. Seus benefícios são reconhecidos como de grande importância para a melhoria das condições de saúde física e mental.

O Yoga também colabora na capacidade humana de relacionar-se consigo mesmo, com os outros e com o meio ambiente, aumentando capacidade de concentração, criatividade e iniciativa.

As práticas de yoga nas empresas ocorrerá regularmente e será dirigida aos funcionários. Estarão focadas na melhoria da qualidade de vida e será desenvolvida através da condução da prática.

Continue reading

jardim_castelo_ocupao

Projeto regulariza ocupação no Jardim Castelo

No dia 02 de agosto de 2009, às 10h, a prefeitura de Viamão realizou no Castelinho um ato de anúncio de implantação do projeto de regularização da ocupação do Jardim Castelo. Representantes do Instituto Caminho do Meio e NASCEM participaram do ato público que contou com a presença do prefeito Alex Boscaini, da Diretora de habitação Karla Machado e demais apoiadores da comunidade, como o Centro Budista. Também estiveram presentes moradores do local, lideranças atuais e do início da ocupação, vereadores, secretários municipais e deputados.

A implantação da regularização prevê etapas de trabalho social de conscientização do projeto, formação de lideranças, cadastramento das famílias que serão beneficiadas, realização de obras de infra-estrutura, como tratamento dos esgotos, rede de energia elétrica e hidráulica e construção de casas novas. A previsão para a conclusão dos trabalhos é de 9 meses a um ano.

Continue reading

call_for_action

Inscrições abertas para o Call for Action SP

Fonte: Global Forum América Latina

Nos dias 20 e 21 de novembro de 2008, acontece o Global Forum America Latina, um encontro de inovação criativa para estimular a cooperação entre universidades, empresas, poder público e sociedade, em prol da construção de um mundo sustentável. Serão dois dias de trabalho, onde cerca de quinhentas pessoas poderão compartilhar e construir propostas e soluções inovadoras que promovam transformações culturais, econômicas e socioambientais.

O prof. Ronald E. Fry,PhD, coordenará este encontro a partir da Investigação Apreciativa, metodologia de conversação inovadora desenvolvida por ele e pelo prof. David Cooperrider,PhD na Case Western Reserve University (Cleveland, Ohio).

Neste encontro, os sistemas de ensino superior, especialmente as escolas de administração de empresas e cursos correlatos, serão inspiradas a incorporar essas reflexões em seus cursos, de modo a contribuir com o fortalecimento das relações entre o mundo acadêmico e empresarial a partir da construção de um repertório comum de educação e sustentabilidade.

O evento, patrocinado pelo SESI, é uma realização da FGV, Instituto Ethos e UNINDOS.

Saiba mais e inscreva-se!

 

.

Encontro Cultura da Paz na sede da ONU, em Nova Iorque

Fonte: Rádio ONU.

A Assembléia Geral das Nações Unidas abriu, nesta quarta-feira, na sede da ONU, em Nova York, o encontro Cultura da Paz que reúne representantes de mais de 70 países para discutir medidas de combate a desafios globais, como a fome e a pobreza.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, discursou durante a abertura do encontro, e destacou que para assegurar uma paz duradoura é necessário que pessoas, grupos e nações respeitem e compreendam uns aos outros.

Continue lendo…

.

budismo_sociedade_rodrigo_loures_lama

Dálogos: Sociedade

Durante o I Encontro Budismo & Sociedade, evento ocorrido entre os dias 17 e 19 de outubro, na sede do Instituto Caminho do Meio, em Viamão/ RS,  representantes de diferentes setores da sociedade se reuniram para refletir sobre como direcionar positivamente as ações sociais.

No primeiro dia do encontro, ocorreu a palestra do administrador Rodrigo da Rocha Loures, presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e vice-presidente da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), onde preside o Conselho de Política Industrial e Desenvolvimento Tecnológico (COPIN). Formado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP), ao longo do tempo, Loures desenvolveu um grande interesse pela questão da sustentabilidade, o que o levou a ser um dos 20 fundadores da Federação Brasileira de Desenvolvimento Sustentável (FBDS) e a participar da WBA, uma empresa nacional, especializada no desenvolvimento de softwares corporativos e consultoria de gestão de negócios. É membro do Global Compact da ONU, da Society for Organizacional Learning (SOL) e do Instituto ETHOS. Organizou as cinco edições brasileiras do Business as an Agent of Word Beneffit (BAWB) Atualmente, concentra esforços para o sucesso do Global Forum América Latina.

Assista a dois trechos:

Continue reading