
Programa de Capacitação de Facilitadores
Educação Infantil: Responsabilidade Universal e Cultura de Paz | Próxima edição 2011
Os educadores da Escola Caminho do Meio são considerados facilitadores de cultura de paz e para tanto estudam, desenvolvem-se e relacionam-se com as crianças através de exemplos, passando a mensagem da cultura de paz e da responsabilidade universal de forma coerente.
A Escola Caminho do Meio possui um programa de Estágio teórico-prático que funciona dentro do núcleo de educação do Instituto Caminho do Meio.O Estágio visa oferecer a todos os interessados uma visão e uma experimentação dos estudos do Dharma dentro do contexto da Educação Infantil.
O Programa de capacitação de facilitadores possui uma programação específica e tem por estrutura as cinco sabedorias:
1. Sabedoria do Espelho (cor azul) – Este é o momento em que os tutores ouvirão sobre a trajetória dos participantes do estágio, conectando-se com suas expectativas e dúvidas. A partir disto, oferecemos os documentos de organização da escola: Missão, Princípios e Regulamento. Assim, estabelecemos uma paisagem de introdução à Mandala em que trabalhamos. (Leitura dos documentos da escola).
2. Sabedoria da Equanimidade (cor amarela) – Oferecemos a oportunidade aos participantes de observar o cotidiano da escola, potencializando suas qualidades por meio da conexão entre suas experiências prévias, os ensinamentos do Lama e as observações realizadas. (Observação).
3. Sabedoria Discriminativa (cor vermelha) – Partindo da etapa anterior, o participante pode oferecer, por meio de um planejamento de atividades, uma ação que reflita a prática do Dharma na Educação infantil. (Planejamento).
4. Sabedoria da Causalidade (cor verde) – Momento que perpassa todas as etapas anteriores onde o participante terá a sua disposição uma bibliografia específica do Dharma e da pedagogia. Bibliografia escolhida, visando contribuir com a compreensão ampliada dos ensinamentos do Dharma, no contexto da Educacao Infantil. Nesta etapa também acontecerão momentos de troca e assessoramento individual (tutor) e em grande grupo, sobre as leituras e as práticas de observacão, planejamento e ação na escola. (Leitura de Bibliografias específicas e diálogos sobre as mesmas).
5. Sabedoria de Darmata (cor branca) – Para compreendermos o que há de mais elevado em nossa própria natureza, haverá encontros semanais com o Lama e palestras especializadas (falas específicas com tutores consultores conforme suas disponibilidades). Nesta etapa ocorrerá a conclusão de um escrito que se constituirá dos registros realizados durante todas as outras etapas. (Fóruns de diálogos e conclusão da escrita).
Esta programação acontece de segunda à sexta na Escola, no horário em que a mesma está aberta para os alunos regulares. Aos finais de semana, tutores e participantes do estágio, ouvirão ensinamentos do Lama.




