ICM em Ação

Escola Caminho do Meio

O ICM é mantenedor de uma instituição de ensino sem fins lucrativos, que traduzem a tradição budista de forma não-religiosa para o ensino de crianças e adolescentes

A Escola Caminho do Meio oferece uma educação centrada na familiarização com o mundo interno e no desenvolvimento de tecnologias de si. Cultivamos uma prática de mãos, mente e coração, favorecendo as relações e os vínculos significativos, contextualizando as linguagens aprendidas na criatividade fundamental e imergindo-as em um bosque com uma profusão de seres.

A escola nasceu a partir do sonho de Lama Padma Samten, dentro da comunidade budista e ao lado do templo do Centro de Estudos Budistas Bodisatva. Buscando traduzir essa base espiritual de forma não-religiosa, a Escola visa, desde a primeira infância, o contato de cada criança com suas dimensões mais profundas e, com isso, uma relação com o mundo que seja saudável, interessada, criativa e transformadora.

College

Vivência realizada pelo Instituto Caminho do Meio (ICM) que faz parte de um movimento de educação não-escolar para jovens de 16 a 30 anos

A Vivência Formativa para Jovens é estruturada em três níveis: no nível da mente, articular a percepção de como o mundo está hoje com uma visão mais profunda das sabedorias e da natureza da mente a partir de uma visão budista; no nível da energia, reforçar a inserção das pessoas em comunidades significativas e na vida em meio ao bosque, tomando como base a Aldeia CEBB; no nível do corpo, desenvolver caminhos de ação efetiva no mundo através de “laboratórios vivos”: os projetos de ações coletivas que se movem a partir da experiência do ICM e dos parceitos de sua rede.

108 Horas de Paz

O 108 Horas de Paz promove diálogos, palestras, rodas de sonho e atividades culturais em prol de uma Cultura de Paz.

“Nossa intenção é reforçar as redes horizontais de interdependência, compaixão e colaboração, que se tornam especialmente importantes em tempos de acirramento das questões sociais e ambientais. Acreditamos que, fortalecendo nosso movimento conjunto a partir de visões positivas e amplas e dando visibilidade às iniciativas relevantes e construtivas, podemos gerar uma ação que faça sentido e que nos ajude a construir ambientes melhores para além de conflito e crise”

Ricardo Pellegrini, presidente do ICM – Instituto Caminho do Meio.

Hortas Escolares

Hortas Escolares é um projeto do Instituto Federal de Educação/RS que, através do programa EcoViamão, abrange 28 escolas estaduais, 1 municipal e 1 particular.

Tornar as aulas mais dinâmicas, em um ambiente de aprendizagem ativa e interdisciplinar, e ainda promover a consciência de responsabilidade ambiental, sustentabilidade, alimentação saudável e cooperativismo são objetivos do projeto de extensão Hortas Escolares Agroecológicas, do Campus Viamão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

Bolsistas auxiliam no processo produtivo e pedagógico, além de haver apoio com insumos e ferramentas pelo Programa EcoViamão.

O Instituto Caminho do Meio facilita no planejamento e execução desse projeto dando apoio aos alunos e bolsitas.

Painéis Virtuais

A iniciativa começou por ocasião da Semana do Meio Ambiente 2020, quando Sérgio Kumpfer (Professor da rede estadual ), Claudio Fioreze (IFRS Viamão) e Ricardo Pellegrini (Instituto Caminho do Meio) reuniram-se para sonhar um encontro virtual que abordasse os temas ambientais a partir das diversas pessoas e instituições que atuam em Viamão – município que sustenta a maior área rural da região metropolitana de Porto Alegre.

Os encontros buscam promover trocas de saberes e experiências nos mais diversos níveis, dando visibilidade a todos os ativos socioambientais do nosso município: suas várias áreas de proteção ambiental e aquíferos, suas comunidades tradicionais (originários, quilombolas, pescadores) e sua ampla rede de produção de alimentos orgânicos, incluindo a maior produção de arroz orgânico da América Latina.

pt_BRPortuguês do Brasil