O Instituto Caminho do Meio (ICM)

Quem somos

Somos uma entidade sem fins lucrativos com a missão de contribuir para o desenvolvimento humano, a transformação social e a cultura de paz

Buscamos despertar e ressaltar as qualidades positivas naturalmente presentes em cada ser humano, de forma que todos possam estabelecer melhores relações consigo mesmos, com o outro, com a sociedade e com a biosfera. Para isso, realizamos atividades nas áreas de assistência social, cultura, educação, saúde, desenvolvimento sustentável e direitos humanos.

O Instituto Caminho do Meio (ICM) foi fundado em 2008, consolidando as ações de transformação social do mestre budista Lama Padma Samten e de seus estudantes, praticantes do budismo tibetano ligados ao Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB).

As atividades do ICM acontecem em diversas cidades do Brasil, junto às Aldeias CEBB – comunidades que surgem em torno dos centros budistas do CEBB. Atualmente, são sediadas principalmente em cinco destas aldeias: Viamão (RS), Timbaúba (PE), Alto Paraíso (GO), Canelinha (SC) e Quatro Barras (PR).

icm

Onde atuamos

Realizamos diversas atividades de interesse público, além de fomentar estudos, pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, e a produção e divulgação de conhecimentos técnicos e científicos em nossas áreas de atuação:

Educação para a felicidade

O objetivo é oferecer ações formativas e educativas para a Cultura de Paz, baseada no reconhecimento do mundo interno, em valores positivos e em um modo de vida mais fraterno e sustentável.

Além de cursos abertos e formações em vários âmbitos, o ICM é mantenedor de três escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental. Saiba mais.

Ação social e fortalecimento de relações

Tem por objetivo o desenvolvimento de relações positivas com a sociedade, apoiando e oferecendo ações de assistência social, convivência e fortalecimento de vínculos, oficinas profissionalizantes e atividades esportivas, culturais e sociais. Saiba mais.

Agroecologia e práticas regenerativas

Busca promover ações educativas e formações continuadas nas áreas de sustentabilidade, ecologia, desenvolvimento sustentável, produção de alimentos, dentre outros temas.

Também apoia atividades de economia solidária e agricultura familiar. Na região da Chapada dos Veadeiros (GO), sua atuação ganhou a forma de um Centro de Pesquisa em Agricultura Sintrópica (CEPEAS). Saiba mais.

Atuação com comunidades tradicionais

A valorização e a troca de saberes junto a comunidades tradicionais brasileiras são o objetivo aqui.

O Instituto Caminho do Meio recebe regularmente a visita de lideranças indígenas de diversas etnias, abrindo espaço para a escuta e o aprendizado a partir das visões próprias de suas culturas. Em particular, temos atuado com as aldeias Guarani Mbya do Rio Grande do Sul. Saiba mais.

Saúde, cuidados e bem viver

Busca promover abordagens de saúde e de cuidado com a vida na sua integralidade, incluindo as dimensões coletivas e psíquicas das causas de adoecimento, valorizando a regeneração e a prevenção.

Para isso, conta com uma rede de terapeutas filiados a diferentes tradições, promovendo também cursos de formação em linhas diversas. Saiba mais.

Comunicação para transformar o mundo

Tem por objetivo a produção de conteúdos e fomento de ações sobre questões importantes para transformação do mundo, bem como a promoção de diálogos entre diferentes tradições religiosas e movimentos sociais, culturais e ambientais diversos.

Destaque para a Plataforma Bodisatva (Revista e Editora) e o encontro “108 Horas de Paz”, realizado anualmente, desde 1999. Saiba mais.

Conheça um pouco mais da história do Instituto Caminho do Meio clicando aqui.