Visão Institucional

O Instituto Caminho do Meio (ICM) tem o propósito de realizar atividades de interesse público especificamente nas áreas da assistência social e da cultura, da promoção da educação e da saúde, do desenvolvimento sustentável, promoção da ética, da paz e dos direitos humanos, bem como a realização de estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, e produção e divulgação de conhecimentos técnicos e científicos nas suas áreas de atuação.

História

Constituído juridicamente no ano de 2008 por iniciativa de Lama Padma Samten, presidente do Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB) e seus alunos, como suporte às atividades de cultura de paz desenvolvidas desde 2002, o Instituto Caminho do Meio é a Instituição mantenedora da Escola Caminho do Meio, CEDIN e Escola Vila Verde (Alto Paraíso).

O ICM realiza ações para a transformação social através da prática com a Escola Infantil Caminho do Meio, o apoio ao Nascem e à Casa da Sopa na comunidade do Jardim Castelo (Viamão-RS), a Série Diálogos, cursos e seminários formando facilitadores em cultura de paz, produção e sistematização de conhecimento sobre o tema.

Projetos

Escola Caminho do Meio

Educar Para a Felicidade

Com capacidade atual para atender até 120 crianças – e em expansão – a escola acolhe as crianças da comunidade Caminho do Meio e das comunidades vizinhas.

A escola relaciona em seu programa os eixos sustentadores da educação infantil recomendados pelos Ministérios da Educação e Cultura (Movimento, Matemática, Linguagem Oral e Escrita, Artes, Música e Natureza e Sociedade) com os princípios da Cultura de Paz. Os alunos aprendem através de jogos, brincadeiras, cantigas de roda, artes, em um ambiente lúdico e alegre.

CEDIN JC – Centro de Desenvolvimento Infantil do Jardim do Castelo

Espaço comunitário de proteção e cuidado para crianças de 1 a 6 anos, da Comunidade Jardim do Castelo, Viamão, foi um sonho que nasceu do resultado de 2 anos de trabalho de empoderamento das lideranças comunitárias locais e foi inaugurado em abril de 2012. Este projeto tem como objetivo atender ao Direito da Criança em ter espaço para o crescimento saudável, criativo em que possa desenvolver suas potencialidades, ser cuidada e manter um relacionamento positivo consigo, com o outro, com a natureza e com a sociedade organizada.

A atende 30 crianças, mas possui a projeção de ampliação para os próximos anos, podendo atender 150 crianças quando o total de sua infra-estrutura estiver concluída. Com o foco na Cultura de Paz e na saúde ambiental, o Centro conta com um telhado verde, tratamento de água e esgoto, retenção com pneus e educação ambiental.

Casa da Sopa

Casa da Sopa é tanto um projeto do Instituto Caminho do Meio, quanto uma iniciativa de lideranças locais da comunidade do Jardim Castelo. Oferece refeições três vezes por semana para cerca de 70 pessoas por dia, em sua grande maioria crianças.
Dionísia 51 992422427
Oferecer sopa no mínimo 5x por semana
Realiza oficina de artesanato para mulheres e crianças da comunidade Jardim do Castelo em Viamão.

NASCEM – Núcleo de Ação Social, Comunitária e Educacional Caminho do Meio

Localizado no Jardim do Castelo, o Nascem tem como atividade principal a oficina de marcenaria que se destina a crianças de 11 a 16 anos. A oficina enfoca a produção de brinquedos em madeira, e também sua comercialização em eventos e festividades realizados pela Escola Caminho do Meio. Atende atualmente 22 crianças

Curso Quatro Dimensões na Educação

O Instituto realizou em 2012 o Curso “Quatro Dimensões na Educação: Social, Econômico, Ecológico e Visão de Mundo”, inspirado no Curso Educação Gaia – Design em Sustentabilidade para assentamentos urbanos e rurais da Fundação Findhorn da Escócia.

O curso ocorreu para um grupo de 70 funcionários da rede municipal de ensino de Viamão, entre eles professores, diretores, coordenadores pedagógicos e representantes da prefeitura. Com carga horária de 45 horas, foram 2 meses de intensas atividades e a avaliação dos participantes foi muito positiva. Foram desenvolvidas atividades vivenciais e palestras relacionadas a dinâmicas sociais, relações econômicas, práticas ecológicas e percepção de mundo.

Design em Sustentabilidade – Educação Gaia

De 2009 a 2011, o Instituto Caminho do Meio, em parceria com a Fundação FINDHORN, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e a ONG Amigos da Terra Brasil, foram realizadas três edições do Curso Educação Gaia – Design em Sustentabilidade em Porto alegre e Viamão.

Seu currículo abrange quatros âmbitos da experiência humana – social, ecológico, econômico e visão de mundo. Conta com educadores nacionais e internacionais. O currículo tem o endosso intelectual da UNITAR (Instituto para Treinamento e Pesquisa das Nações Unidas) e é uma contribuição oficial à Década Internacional da Educação para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (2005-2014).

Programa Escola Aberta – Projeto Cancha de Esportes

O princípio que norteia a educação através do esporte é a facilitação de valores como cooperação, companheirismo, solidariedade, coletividade. O projeto de utilização da quadra com atividades esportivas tem como objetivo oportunizar para as crianças e jovens da comunidade do CEBB e comunidades adjacentes, modalidades esportivas como futsal, voleibol e handebol.
Tais Fonseca
Telefone: (51) 998298-2935
tais.fonseca108@gmail.com

Feira no Cebb Caminho do Meio

A feira agroecológica realiza-se semanalmente na comunidade do CEBB Caminho do Meio todas as quartas feiras de 16 as 19h. Esta feira permite o acesso a alimentos de alta qualidade nutricional à comunidade, bem como produtos naturais, como artigos de higiene pessoal, cosméticos e artesanato. Esta atividade se desenvolve a partir da proposta de fortalecimento da economia solidária.
Contato: Maria Aparecida de Azevedo
cida.de.azevedo.8@gmail.com