Sobre o Instituto Caminho do Meio

O Instituto Caminho do Meio, associação sem fins lucrativos, localizado em Viamão-RS, surgiu da percepção de que somos completamente dependentes do mundo vivo ao nosso redor e também do mundo material. Quando vemos o quanto precisamos dos outros, começa a surgir a noção de interdependência, ou seja, de que somos inseparáveis. Para preservar nossas vidas, precisamos preservar as vidas dos demais seres. Tudo o que fizermos para o mundo vai produzir resultados sobre nós; se agirmos de forma correta, obteremos resultados positivos; se agirmos de forma negativa, vamos colher resultados negativos.

Tem-se por prática habitual tomar o treinamento em habilidades para a geração de renda como solução para a vida. Essa ação é muito útil e importante, mas considerar a geração de renda como um objetivo em si é um engano. Isso apenas mantém o processo atual que nos coloca na dependência das situações externas e não nos traz felicidade.

A educação em cultura de paz* pode nos trazer o equilíbrio dentro do contexto em que vivemos, ajudando-nos a perceber mais profundamente as realidades e liberdades presentes em cada papel em que atuamos. Para gerar ações transformadoras o Instituto inclui a cultura de paz na sua relação com comunidades, escolas e empresas, localizando sonhos ou aspirações positivas, potencializando as lideranças já presentes e melhorando suas relações.

O Instituto Caminho do Meio foi constituído juridicamente no ano de 2008 por iniciativa do Lama Padma Samten, presidente do Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), e seus alunos como suporte às atividades de cultura de paz desenvolvidas desde 2002. Foi qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça em agosto de 2009.

As ações transformadoras almejadas pelo Instituto estão em prática com a Escola Infantil Caminho do Meio, o apoio ao Nascem e à Casa da Sopa na comunidade do Jardim Castelo (Viamão-RS), a Série Diálogos, cursos e seminários formando facilitadores em cultura de paz, e produção e sistematização de conhecimento sobre o tema.

*cultura de paz: método para despertar e focar qualidades positivas naturalmente presentes em cada ser humano, para que seja possível estabelecer melhores relações consigo, com o outro, com a sociedade e com a biosfera.

 .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>