Paineis Virtuais: Viamão e o Meio Ambiente em parceria com o movimento Não ao Lixão apresenta Diálogo com Especialistas – Saiba porque este lixão não pode acontecer

Todas as quintas-feiras, no Facebook do Instituto Caminho do Meio, tem acontecido os “Painéis Virtuais: Viamão e o Meio Ambiente”, trazendo debates sobre temas de agroecologia, cultura de paz, dignidade e auto-organização.

A iniciativa começou por ocasião da Semana do Meio Ambiente 2020, quando Sérgio Kumpfer (Professor da rede estadual ), Claudio Fioreze (IFRS Viamão) e Ricardo Pellegrini (Instituto Caminho do Meio) reuniram-se para sonhar um encontro virtual que abordasse os temas ambientais a partir das diversas pessoas e instituições que atuam em Viamão – município que sustenta a maior área rural da região metropolitana de Porto Alegre. Os Painéis se estenderam para além da semana comemorativa e seguem acontecendo.

Os encontros buscam promover trocas de saberes e experiências nos mais diversos níveis, dando visibilidade a todos os ativos socioambientais do nosso município: suas várias áreas de proteção ambiental e aquíferos, suas comunidades tradicionais (originários, quilombolas, pescadores) e sua ampla rede de produção de alimentos orgânicos, incluindo a maior produção de arroz orgânico da América Latina.

Venha participar desse espaço de encontros, que serve tanto de vitrine para as boas e efetivas práticas em andamento como de inspiração para que outras surjam.

Próximo encontro

O próximo encontro acontecerá na quinta-feira, 15 de abril, 19h. Nesta edição estaremos retransmitindo a live do movimento Não ao Lixão, com a participação de Maria Luiza Correa da Camara Rosa (geóloga, mestra e doutora em geociências da UFRGS) e Pedro Antonio Roehe Reginato (geólogo, mestre em geociências e doutor em Hidrogeologia.

Data: 15 de abril de 2021

Hora: 19:00

Link  da reunião via Zoom

Transmissão pelo facebook do Instituto Caminho do Meio

ID da reunião: 883 6546 7691
Senha de acesso: 028546

Encontros anteriores

Assista aqui aos encontros anteriores:

08 de abril Vivendo em pandemia – a dor do isolamento, as perdas e a busca por novos caminhos
com Pedrinho Guareschi, Luiz Alberto Lorenzi (professor da rede estadual e ex-diretor da E.E. Setembrina) e Felipe Ferreira Gonçalves (médico emergencista).

01 de abril A pesca em Viamão – 110 km de orla
com Marlene Terezinha Melo da Rocha(pescadora de Itapuã), Maristela Ebert(extensionista socia da EMATER Viamão), Ana Spinelli(EMATER supervisora regional de Porto Alegre, coordenação CONGAPES), Ivan Vasconcelos (Federação dos Sindicatos dos Pescadores).

25 de março CORSAN – Esgoto de Viamão: diagnótico, projetos e desafios
com André Borges(superintendente regional da CORSAN) e Beatriz Pedrotti(gestora ambiental e professora no IFRS Viamão).

18 de março Viamão e o Meio Ambiente – AGAPAN – 50 anos de história e as grandes lutas ambientais
com Francisco Milanez(biólogo) e Dra. Luiza Chomenko(bióloga).

11 de março Viamão e o Meio Ambiente – Viamão terra do butiá
com Maxximiliano Oliveira (permacultor/agricultor extrativista), Gladimir Ramos (agrônomo), Adilson Tonietto (engenheiro agrônomo), Gilson Schlindwein (pesquisador em ecologia), e Nilsa Padilha e Eloi (agricultores orgânicos).

25 de fevereiro Viamão e o Meio Ambiente – Viamão na História
com Vitor Ortiz(criador do canal Histórias de Viamão) e Eliani Vieira (historiadora)

17 de setembro EcoViamão: Energias RenováveisJoão Pedro Demore(oceanógrafo) e Luis Maccarini (engenheiro eletrônico)

10 de setembro | EcoViamão: ideias, ações e projetos para uma Viamão Agroecológica, com Claudio Fioreze (IFRS/EcoViamão) e Vitor Ortiz (IFRS/EcoViamão)

3 de setembro | Empreendedorismo e respeito ao patrimônio ambiental, com Joaquim Reis (A.R.V) e Rafael Sittoni Goelzer (Quinta da Estância)

27 de agosto | Gestão de resíduos sólidos e políticas públicas, com Joaquim Reis (A.R.V) e Cláudio Fioreze (EcoViamão)

20 de agosto | Ações integradoras em saúde em tempos de pandemia, com Fernanda Miranda (homeopata), Juca Oliveira (acupunturista) e Luis Felipe Villas-Boas (acupunturista)

13 de agosto | Alimentação saudável, com Márcia Perciúncula (nutricionista) e Kátia Almeida (Verde Viver)

6 de agosto | Agrofloresta e sintropia: a evolução da agricultura?, com Fernando Rebelo, (CEPEAS), Mateus Mello (Emater) e Mateus Silva (permacultor)

30 de julho | A agricultura familiar e seus personagens, com Ingrid Barros, Leonildo Zang e Julieta Zang

23 de julho | Como usar o marketing digital para impulsionar o seu negócio?, com Alessandra Schallenberger (We Love Shoes), Rafaela Moraes Cardoso (Kobe / Revalidando), Caroline Duarte Ferreira (Pura Mania)

16 de julho | As ações da EMATER, com Lisiane Ávila, Gladimir Ramos, Carla Vogel, Alexandre Schmidt, Ricardo Diel e Maristela Ebert

9 de julho | Gestão municipal e territorial, com Andreas Hernandez (Professor no Marymount College) e Jorge Amaro (Doutor em Políticas Públicas)

2 de julho | Lago Tarumã, com Ana Paula de Paris (Carson Viamão), Luiz Henrique Feijó (ALTA), Lenara Miguens (ALTA), Gislaine Thomson (ALTA), Olga Franco (urbanista)

25 de junho | O olhar dos povos originários, com Cláudio Gimenez da Silva (cacique guarani, aldeia do Cantagalo), Eloir de Oliveira (professor guarani, aldeia da Estiva) e Regina da Silva Miranda (coord. est. para remanescentes de quilombolas)

18 de junho | Áreas de proteção e seus benefícios para Viamão, com Cecília Schuler Nin (gestora da APA Banhado Grande) e Dayse Aparecida dos Santos Rocha (gestora do Parque de Itapuã)

11 de junho | Espiritualidade e meio ambiente 2020, com Lama Padma Samten (CEBB

Veja aqui os cards de divulgação das edições anteriores:

Deixe uma mensagem

Newsletter ICM
Fique por dentro de nossas novidades e eventos. Assine nossa newsletter!
QUERO RECEBER