Painéis Virtuais – Viamão e o Meio Ambiente convida: IV Encontro do Fórum de Desenvolvimento do Campus Viamão do IFRS

Todas as quintas-feiras, no Facebook do Instituto Caminho do Meio, tem acontecido os “Painéis Virtuais: Viamão e o Meio Ambiente”, trazendo debates sobre temas de agroecologia, cultura de paz, dignidade e auto-organização.

A iniciativa começou por ocasião da Semana do Meio Ambiente 2020, quando Sérgio Kumpfer (Professor da rede estadual ), Claudio Fioreze (IFRS Viamão) e Ricardo Pellegrini (Instituto Caminho do Meio) reuniram-se para sonhar um encontro virtual que abordasse os temas ambientais a partir das diversas pessoas e instituições que atuam em Viamão – município que sustenta a maior área rural da região metropolitana de Porto Alegre. Os Painéis se estenderam para além da semana comemorativa e seguem acontecendo.

Os encontros buscam promover trocas de saberes e experiências nos mais diversos níveis, dando visibilidade a todos os ativos socioambientais do nosso município: suas várias áreas de proteção ambiental e aquíferos, suas comunidades tradicionais (originários, quilombolas, pescadores) e sua ampla rede de produção de alimentos orgânicos, incluindo a maior produção de arroz orgânico da América Latina.

Venha participar desse espaço de encontros, que serve tanto de vitrine para as boas e efetivas práticas em andamento como de inspiração para que outras surjam.

Próximo encontro

O próximo encontro acontecerá na quinta-feira, 08 de julho, 19h, com o tema “Dicas agroecológicas para um pomar caseiro ou comercial sustentável”, e a participação de Renato Schommer (Agricultor ecologista, sócio fundador e secretário no conselho de adm da Cooperativa Ecocitrus).

Encontros anteriores

Assista aqui aos encontros anteriores:

01 de julho Romper a Bolha

Romper a Bolha: diálogos ecológicos na construção de um futuro sustentável

Encerrando o mês do Meio Ambiente, a ONG EMBRIÃO, com apoio do IFRS Campus Alvorada e de outros parceiros, promoverá um importante encontro de entidades, ativistas, técnicos, estudantes, instituições de ensino e pessoas interessadas na temática ambiental em Alvorada.

Romperemos a bolha para mostrar o que cada um de nós está fazendo para proteger o planeta e, assim, fortalecermos a pauta e a luta ambiental.

24 de junho Os 04 anos da feira agroecológica de Viamão: 

Caminhada e perspectivas

Com o tema “Os 4 anos da Feira Agroecológica de Viamão: caminhada e perspectivas”, e a participação de Gessi Barcelos (representante da produção colonial e agroindústria caseira), Maristela Ebert (Extensionista Social da Emater), Maninho Fauri (Secretário Municipal da Agricultura de Viamão) e Nilsa Padinha (Representante da produção orgânica vegetal e assentados).

17 de junho Agricultura Urbana: hortas e pomares caseiros

Com o tema “Agricultura urbana: hortas e pomares caseiros”, e a participação de Paulo Vitor Dutra de Souza (Professor titular da Faculdade de Agronomia da UFRGS), Ingrid de Barros (Engenheira Agrônoma) e Otto Carlos Koller(Engenheiro Agrônomo).

10 de junho Largo Tarumã pede socorro

Com o tema “Largo Tarumã pede socorro” e a participação de Denise Silveira (), Flávio Barcelos Oliveira (), Luiz Henrique Feijó Ico () e Lenara Miguens.

03 de junho Viver no campo

Com o tema “Viver no campo”, e a participação de João Rockett (Coordenador do Instituto de Permacultura da Pampa) e Tatiana Cavaçana (Engenheira agrônoma especializada em Agricultura Biodinâmica).

27 de maio Retransmissão da live do radiojornal O Coletivo

Com o tema “O impacto dos agrotóxicos na vida” e a participação do Dr. Althen Teixeira Filho (professor titular de Biologia da UFPEL).

20 de maio Viamão maior produtor de arroz orgânico da América Latina

com a participação de Edivani Portela (Técnico orizícola – 15°NATE Viamão – Coordenador do programa estadual de produção de arroz de base ecológica), Ricardo Dill ( Engenheiro Agrônomo e extensionista da EMATER Viamão) e Roseli Canzarolli (Médica Veterinária, assentada e presidenta da COPERAV).

13 de maio Retransmissão da live do Atlas Socioambiental de Viamão com o tema 

“Histórias de Viamão”

Com Gislaine Borba Ramos (Mestre em História pela UFRGS), Alexssander da Silva (Graduado em Contabilidade e História) e Valter Fraga (Biólogo, mestre em Botânica).

29 de abril Retransmissão do relançamento da campanha 

Comitê de Solidariedade

Com a participação de Ivanir Gomes(Presidente do Quilombo Cantão das Lombas) e Zico da Silva(Cacique da Comunidade Guarani da Estiva)

22 de abril Retransmissão da audiência pública sobre a PEC 280

Audiência pública sobre PEC 280, que retira a necessidade de plesbicito para a venda da CORSAN (água), Banrisul e Procergs.

15 de abril Retransmissão da live do 
com a participação de Maria Luiza Correa da Camara Rosa (geóloga, mestra e doutora em geociências da UFRGS) e Pedro Antonio Roehe Reginato (geólogo, mestre em geociências e doutor em Hidrogeologia.

08 de abril Vivendo em pandemia – a dor do isolamento, 

as perdas e a busca por novos caminhos
com Pedrinho Guareschi, Luiz Alberto Lorenzi (professor da rede estadual e ex-diretor da E.E. Setembrina) e Felipe Ferreira Gonçalves (médico emergencista).

01 de abril A pesca em Viamão – 110 km de orla
com Marlene Terezinha Melo da Rocha(pescadora de Itapuã), Maristela Ebert(extensionista socia da EMATER Viamão), Ana Spinelli(EMATER supervisora regional de Porto Alegre, coordenação CONGAPES), Ivan Vasconcelos (Federação dos Sindicatos dos Pescadores).

25 de março CORSAN – Esgoto de Viamão: diagnótico, projetos e desafios
com André Borges(superintendente regional da CORSAN) e Beatriz Pedrotti(gestora ambiental e professora no IFRS Viamão).

18 de março Viamão e o Meio Ambiente – AGAPAN – 

50 anos de história e as grandes lutas ambientais
com Francisco Milanez(biólogo) e Dra. Luiza Chomenko(bióloga).

11 de março Viamão e o Meio Ambiente – Viamão terra do butiá
com Maxximiliano Oliveira (permacultor/agricultor extrativista), Gladimir Ramos (agrônomo), Adilson Tonietto (engenheiro agrônomo), Gilson Schlindwein (pesquisador em ecologia), e Nilsa Padilha e Eloi (agricultores orgânicos).

25 de fevereiro Viamão e o Meio Ambiente – Viamão na História
com Vitor Ortiz(criador do canal Histórias de Viamão) e Eliani Vieira (historiadora)

17 de setembro EcoViamão: Energias RenováveisJoão Pedro Demore(oceanógrafo) e Luis Maccarini (engenheiro eletrônico)

10 de setembro | EcoViamão: ideias, ações e projetos para uma Viamão Agroecológica, com Claudio Fioreze (IFRS/EcoViamão) e Vitor Ortiz (IFRS/EcoViamão)

3 de setembro | Empreendedorismo e respeito ao patrimônio ambiental, com Joaquim Reis (A.R.V) e Rafael Sittoni Goelzer (Quinta da Estância)

27 de agosto | Gestão de resíduos sólidos e políticas públicas, com Joaquim Reis (A.R.V) e Cláudio Fioreze (EcoViamão)

20 de agosto | Ações integradoras em saúde em tempos de pandemia, com Fernanda Miranda (homeopata), Juca Oliveira (acupunturista) e Luis Felipe Villas-Boas (acupunturista)

13 de agosto | Alimentação saudável, com Márcia Perciúncula (nutricionista) e Kátia Almeida (Verde Viver)

6 de agosto | Agrofloresta e sintropia: a evolução da agricultura?, com Fernando Rebelo, (CEPEAS), Mateus Mello (Emater) e Mateus Silva (permacultor)

30 de julho | A agricultura familiar e seus personagens, com Ingrid Barros, Leonildo Zang e Julieta Zang

23 de julho | Como usar o marketing digital para impulsionar o seu negócio?, com Alessandra Schallenberger (We Love Shoes), Rafaela Moraes Cardoso (Kobe / Revalidando), Caroline Duarte Ferreira (Pura Mania)

16 de julho | As ações da EMATER, com Lisiane Ávila, Gladimir Ramos, Carla Vogel, Alexandre Schmidt, Ricardo Diel e Maristela Ebert

9 de julho | Gestão municipal e territorial, com Andreas Hernandez (Professor no Marymount College) e Jorge Amaro (Doutor em Políticas Públicas)

2 de julho | Lago Tarumã, com Ana Paula de Paris (Carson Viamão), Luiz Henrique Feijó (ALTA), Lenara Miguens (ALTA), Gislaine Thomson (ALTA), Olga Franco (urbanista)

25 de junho | O olhar dos povos originários, com Cláudio Gimenez da Silva (cacique guarani, aldeia do Cantagalo), Eloir de Oliveira (professor guarani, aldeia da Estiva) e Regina da Silva Miranda (coord. est. para remanescentes de quilombolas)

18 de junho | Áreas de proteção e seus benefícios para Viamão, com Cecília Schuler Nin (gestora da APA Banhado Grande) e Dayse Aparecida dos Santos Rocha (gestora do Parque de Itapuã)

11 de junho | Espiritualidade e meio ambiente 2020, com Lama Padma Samten (CEBB

pt_BRPortuguês do Brasil