A Terra é de Nhanderu

Kaká Werá conta sobre os princípios da sabedoria dos Guarani

Em 24 de Setembro de 2017, o Instituto Caminho do Meio e o CEBB promoveram um encontro entre diversas lideranças guarani do Rio Grande do Sul, com a presença de Kaká Werá, importante nome indígena e militante da cultura de paz.

Na ocasião, Werá nos presenteou com uma fala detalhada sobre o Ayvu Rapyta (lit. Base da Fala), os princípios que norteiam a visão guarani. Organizados em quatro grandes tópicos (a terra é nossa mãe, todos somos parentes, a hospitalidade e a cooperação), os princípios permitem um olhar mais profundo para a visão que sustenta a cultura Mbya Guarani.

Hoje, dia 19 de abril, não é exatamente um dia de “comemoração”. O lugar estreito e tantas vezes perverso que nós – cultural e individualmente – reservamos para os povos originários de nosso país está cada vez mais explícito e tem verdadeiramente ameaçado a continuidade de um modo de vida cheio de beleza e sofisticação, como nos mostra Kaká Werá.

Hoje é dia de defender a riqueza do primeiro povo a habitar nosso país, a complexidade de seu pensamento e sua espiritualidade, a arte inebriante de suas manifestações e seu papel estratégico na preservação de nossos ecossistemas. É dia de entender que sem eles, não há futuro.

A fala completa de Kaká Werá foi transcrita e publicada no site da Revista Bodisatva, e pode ser lida aqui.

pt_BRPortuguês do Brasil