No dia 27 de dezembro de 2023, iniciamos o 108 Horas de Paz presencial no Cebb Caminho do Meio e online.
Pela manhã tivemos a primeira atividade das 10h às 12h com a “Palestra introdução ao Budismo e à Meditação” oferecida pelo tutor José Benetti
À tarde, das 14h às 17h, Henrique Lemes mediou a Roda de Conversa com o tema “Experiências de Sanga”.
Foi uma conversa apreciativa que o Lama Padma Samten iniciou com a pergunta de inspiração: ‘O que cada uma encontrou e está contribuindo para diminuir o sofrimento do mundo’. Prestigiamos variadas visões e engajamentos com praticantes amigas do CEBB que estão conectadas com diferentes grupos budistas.
À noite a sanga participou do tradicional Puja conduzido pelo Lama Samten, seguido por perguntas e respostas.
No segundo dia (28/12/23) do 108 Horas de Paz as Rodas de Conversa tiveram como tema ‘Movimentos CEBB’ que, em clima de confraternização, receberam tutores que estão nas Mandalas Gestoras dos CEBBs rurais e urbanos.
No período da manhã, Lama Samten estimulou a conversa perguntando: “Como viram o Darma ser útil em suas experiências nos CEBBs e quais áreas que sugerem privilegiar para andar melhor”.
À tarde, o Lama lembrou que, neste dia, estamos em um ‘encontro de mandalas’, portanto, seria muito bom se surgissem novas ideias além do que já estamos fazendo.
Os convidados praticantes, tutores e coordenadores dos CEBBs compartilharam suas visões e experiências e, assim, a criatividade de novos sonhos de movimentos nos CEBBs aconteceu de forma natural.
Ao mesmo tempo, adolescentes se reuniam em atividades monitoradas em meio a área do Cebb Caminho do Meio.
Logo após o jantar, todos voltam a se reunir no templo para participar do Puja, prática tradicional conduzida pelo Lama Padma Samten.
No belo dia de verão (29/12/23), no CEBB Caminho do Meio, aconteceu o terceiro dia do 108 Horas de Paz.
As Rodas de Conversa tiveram como tema ‘Budismo – a grande Sanga’ que, com grande alegria, recebeu convidados especiais para trocas valiosas.
No período da manhã, a conversa teve o embalo no tema: “Como o Budismo se engaja nas diferentes áreas da sociedade, como se adapta e floresce?”.
Para falar sobre o tema, o 108 Horas de Paz recebeu representantes de linhagens e escolas budistas distintas, trazendo suas visões sobre como os ensinamentos do Buda podem efetivamente responder diferentes temas que englobam os desafios contemporâneos e a emergência do Budismo no ocidente, assim como as problemáticas e questões atuais do ser humano em suas relações entre si e com o meio.
À tarde, a conversa teve o brilho do tema: ‘Budismo Engajado – Projetos e experiências concretas’.
Os participantes compartilharam suas visões e experiências criativas ampliando a visão de todos presentes e online.
Os adolescentes continuaram suas atividades monitoradas com grande alegria.
Logo após o jantar, todos se reuniram para assistir o belíssimo documentário BIOCÊNTRICOS, com direção de Fernanda Heinz Figueiredo e Ataliba Benaim.
Outros momentos de grande alegria no CEBB Caminho do Meio. Estamos no quarto dia do ‘108 Horas de Paz’.
O tema deste encontro foi: Espiritualidade, Sociedade e Cultura de Paz.
Na Roda de Conversa da manhã, Lama Padma Samten recebeu convidados que trouxeram luz ao tema do dia. Seguindo os movimentos da ‘Carta Fé na Democracia’ – composta no período anterior às eleições (2022), em conjunto com mais de 100 entidades e mais de 4 mil pessoas – a intenção foi manter vivo este movimento em que elencamos um diagnóstico daquele momento e um conjunto de valores que consideramos prioridade e que seguem atuais.
Consideramos esse encontro anual um fomento em que, por meio de diálogos, diferentes perspectivas convergem em visões amplas e propostas concretas para lidar com os
desafios da sociedade atual, gerando benefícios e desenvolvendo boas relações em todos os níveis.
À tarde, a conversa teve o brilho do tema: ‘Educação como ferramenta de transformação do mundo interno e externo’.
Os participantes compartilharam suas visões e experiências criativas, ampliando a visão de todos presentes e online.
Os adolescentes tiveram programação desde a manhã com práticas de corpo, oficina de Jogo Interativo e à noite, Roda de Conversa “Quem Está Aí?!”, com Lama Padma Samten, logo após o Puja.
E assim se inicia nosso 2024, com as memórias do 108 horas de paz.
Um movimento de rede que se propôs a abrir espaço e ampliar a visão, conectando experiências que transformam nosso mundo interno, reverberando para o externo.
Uma grande alegria receber cada pessoa, nossos votos é que no ano de 2024 estejamos mais próximos, ampliando nossas conexões e estabelecendo uma visão baseada em generosidade, moralidade, paz, energia constante, concentração e sabedoria.
Um feliz e próspero 2024 para cada um e cada uma.
HO!
#budismo #cebb #caminhodomeio #espiritualidade #amor #pazinterior #generosidade, #moralidade, #paz, #energiaconstante, #concentração #sabedoria #mindfulness #paramitas #anonovo #108depaz
Que muitos seres se beneficiem!