Comunicação para Transformar o Mundo

Em tempos de crise política e institucional, é fundamental lembrar que outros mundos são possíveis – eles de fato estão sendo gestados em diversos lugares. Propomo-nos não só a ajudar a construí-los, mas também a torná-los visíveis.

Para isso, o Instituto Caminho do Meio lança mão de diferentes estratégias: eventos de diálogos, vivências, estudos e publicações que difundem e aprofundam iniciativas de transformação do mundo.

108 Horas de Paz e Diálogos

Na virada do ano de 1999 para 2000, o CEBB, ainda antes da formalização do ICM, se uniu a outras instituições religiosas e à Iniciativa das Religiões Unidas (URI) para promover o evento 72 Horas de Paz, preenchendo os últimos dias do ano com diálogos e práticas religiosas e inter-religiosas para a promoção de uma Cultura de Paz. Na época, o evento foi apoiado, inclusive, por S. S. o Dalai Lama.

Ao longo do tempo, o evento cresceu e ganhou complexidade, construindo, a partir de uma visão de complementaridade das diferentes visões de mundo, diálogos do pensamento budista com diferentes áreas da sociedade e da cultura contemporâneas: ciência, educação, saúde, ecologia, política, cidadania, etc.

A perspectiva do evento, hoje chamado de 108 Horas de Paz, é a de que é possível reunir e dialogar com diferentes compreensões da realidade e compartilhar sonhos para a construção de um futuro melhor para nós mesmos, os outros, a sociedade e para o meio ambiente. Em qualquer condição que estejamos, sempre é possível ampliar a visão e construir contextos mais integrados, e é pela via coletiva, da ação em rede, que podemos criar uma vida com mais sentido e que, ao mesmo tempo, gere benefícios para todos.

A cada ano, o evento aborda um tema específico, em torno do qual acontecem os diálogos. Como referência, os temas dos últimos anos foram Saúde Mental (2013-2014), Inteligências Coletivas (2014-2015), Educação e Sociedade (2015-2016), Auto-Organização (2016-2017), Reencantamento da Vida (2017-2018) e Ações em Rede (2018-2019). Outros eventos específicos também têm sido promovidos pelo Instituto, como os Diálogos entre Budismo e Sociedade, que tratam de temas ligados à saúde, educação, sustentabilidade, etc.

Cobertura da Plataforma Bodisatva durante o 108 Horas de Paz 2018-19 (Ações em Rede). Foto de João Marcelo Kassar Ismael.

Plataforma Bodisatva

Outra vertente de comunicação do ICM é a parceria e o apoio à Plataforma Bodisatva, um projeto de comunicação voltado para a produção e difusão de conteúdos de compaixão e sabedoria, inspirados na visão budista de Terra Pura.

A Bodisatva, que existe desde 1990 e foi uma das primeiras revistas de pensamento budista do Brasil, tem por compromisso oferecer uma abordagem editorial não-sectária e que fundamenta o diálogo entre as várias escolas budistas com outras tradições religiosas e com diferentes áreas da vida contemporânea, como a ciência, a educação, a arte, a ecologia, dentre outras.

Atualmente, a plataforma comporta a Revista Bodisatva – em suas versões on-line (com publicações semanais) e impressa (edições semestrais) – e, a partir de 2019, ampliará suas atividades com a fundação de uma Editora.

pt_BRPortuguês do Brasil