Se em nosso último encontro mergulhmos no “Silêncio que Transforma” para investigar a paisagem interior, hoje o convite é para a jornada complementar: a exploração da natureza que nos cerca, com os pés no chão, os sentidos atentos e as mãos na terra.
No projeto "Reflexões sobre paisagem, cultura e identidade", a investigação da natureza externa começa muito antes de chegarmos à horta. Percorremos juntos a "Trilha do Silêncio", um caminho em meio à mata que nos convida a aguçar os sentidos. É um exercício de presença, onde o desafio divertido de manter o silêncio abre espaço para a descoberta das sutilezas: as pegadas de ouriços e tatus, o canto dos pássaros, as diferentes formas das folhas, raízes e cogumelos.
Esta caminhada contemplativa prepara o terreno para um dos momentos mais aguardados: a chegada ao nosso Sistema Agroflorestal (SAF). Aqui, os estudantes são acolhidos e introduzidos ao conceito de agrofloresta, aprendendo como podemos produzir alimentos em harmonia com os ciclos da natureza. E a teoria rapidamente vira prática!

É lindo de observar os olhos curiosos ao se deliciarem com frutas colhidas na hora, como laranjas, bergamotas e limõezinhos. Muitas vezes, a própria colheita já vira parte do lanche, reforçando a conexão viva e saborosa entre o alimento e a sua origem.

Logo depois, as mãos entram em ação. Em nossa oficina prática, os estudantes aprendem sobre o cultivo de alface, rúcula, temperos e Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs). Todos têm a oportunidade de mexer na terra, sentir sua textura e plantar as próprias mudas na horta coletiva. É uma experiência que "ensina sobre biodiversidade e sustentabilidade de forma lúdica e participativa".
E quando a chuva chega, a investigação não para, ela se transforma! Em dias assim, as atividades acontecem em nosso espaço interno. Em um desses encontros, tivemos a alegria de receber o voluntário João Marcelo, que apresentou o fascinante universo das abelhas nativas do Brasil. Com amostras de colmeias e muito conhecimento, ele contou sobre a importância desses seres para o nosso ecossistema. Foi uma aula viva sobre biodiversidade, mostrando que a naturez pulsa em todos os lugares, faça chuva ou faça sol.
Galeria:




Acreditamos que investigar a natureza externa é também uma forma de autoconhecimento. Ao cuidar de uma planta ou ao aprender sobre as abelhas, aprendemos sobre ciclos, paciência, cooperação e responsabilidade. Ao entender a teia da vida, compreendemos melhor o nosso lugar no mundo. É uma semente de conexão e consciência ambiental que floresce em todos os aspectos da vida.
Estes encontros, que integram o corpo, a mente e o ambiente, foram possíveis graças à parceria com a Prefeitura Municipal de Viamão/RS, a partir do COVIDICA - Conselho Viamonense dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Se você acredita no poder de uma educação que conecta, sensibiliza e inspira, ajude-nos a levar essa vivência a mais crianças e jovens!
Indique o projeto "Reflexões sobre paisagem, cultura e identidade" para escolas públicas e particulares! Queremos expandir nossos horizontes e compartilhar essa rica experiência com o maior número possível de estudantes e professoras(es).
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